E aí, o que você andou assistindo enquanto a gente estava fora?
A Produtora Vírgula quer saber qual o seu repertório de filmes e o que você acha deles. Você é aquele cinéfilo que prefere filmes gringos, nacionais ou de tudo um pouco?
A gente encontrou um pessoal simpático que topou conversar sobre isso, inclusive nossa própria virgulana espanhola Rebeca, que deu uma contribuição do ponto de vista internacional sobre o nosso cinema.
A preferência é por filmes estrangeiros isso não é novidade pra ninguém. Você concorda com eles?
Vejam os filmes brasileiros que foram citados:
Vejam os filmes brasileiros que foram citados:
E ai... Comeu? (2X)
Ousamos dizer que, provavelmente, seus filmes nacionais preferidos também estão entre eles. Repare que a maioria é comédia ou filmes clássicos, todos aqueles que contam com uma divulgação massiva. Pra não dizer que estamos falando besteira, aqui vai uma tabela do site FILMEB sobre os 20 filmes mais assistidos dos últimos 13 anos, e seis dos filmes lembrados pelos nossos entrevistados estão na lista:
Devemos levar em consideração que nossos filmes populares são muito bons. O Tropa de Elite 1 e 2, por exemplo, ganharam juntos mais de 35 prêmios, incluindo o Urso de Ouro de Berlim. Mas nosso repertório de filmes nacionais é muito maior, só que nem todos se encaixam no que o público procura ver no cinema.
Estamos acostumados a ver nos telões filmes de ação cheios de explosões, grandes comédias que fazem todo mundo rir, filmes de terror daqueles em que os monstros saltam no seu colo. Ou seja, o que queremos ver no cinema são justamente os filmes de divulgação massiva.
O perfil do nosso cinema não atende a essa expectativa, já que o valor do cinema brasileiro está em seu perfil reflexivo, os filmes mais cabeça, mas eles não vão esgotar as bilheterias - e talvez nem seja a intenção.
De fato, em geral o brasileiro não está interessado no perfil dos filmes de seu próprio país, mas se pensarmos no quanto podemos aprender mais sobre a nossa cultura numa sala de cinema, talvez a gente comece a valorizar mais as nossas produções.
E pra não dizer que não falei das flores não estamos fazendo a nossa parte, fizemos um espaço especial para ajudar você a refletir sobre isso. O “Indicado da Semana” traz exatamente filmes que talvez você ainda não tenha visto e que são muito bons. As pessoas que podem mudar o preconceito contra seu próprio cinema somos nós - brasileiros! O que você está esperando para assistir nossos indicados? E, mais que isso, para nos indicar bons filmes também? Porque a cultura é uma troca, e estamos ansiosos pra recomendar os filmes que a gente gosta e pra conhecer outros mais!
Até a próxima o/
Fontes: Folha Ilustrada e FilmeB
Nenhum comentário:
Postar um comentário